sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O parto - Ricardo

Tem havido muitos pedidos para relatar como foi o meu parto, já tinha postado no meu antigo blog, mas muitas mamãs e futuras mamãs não o seguiam.
No dia 15 de Janeiro de 2012 dei entrada nas urgências porque tinha acordado toda molhada e com dores, calculei que fosse perda de líquido (sabia que não tinha rebentado as águas pois era em pouca quantidade) chegando lá fui analisada e não conseguiam perceber por onde estava a perder o líquido, mas que confirmavam que o estava a perder.
Fui então internada para me induzirem o parto (geralmente são 5 dias de indução no máximo, mas em casos como o meu de bolsa rota o máximo são 3) estive até dia 17 a ser induzida e nada de começar em trabalho de parto, fui avisada que se não tivesse na noite de dia 17 para dia 18 já tinha cesariana marcada para a tarde de dia 18.
Pedi tanto mas tanto que tivesse dores (coisa que não é normal ninguém pedir nestas altura hehe) e parece que os meus pedidos tinham sido recebidos, pois por volta das 18h começaram a vir as belas das contrações que já se faziam sentir e bem (também o que eu andei no corredor só podia ter ajudado mesmo) veio o jantar por volta das 20h e eu bem tentei comer, mas as dores não deixavam (até de pé tentei comer) só conseguia estar de pé e a andar, pois só assim me aliviava mais, porque sentada ou deitada era uma tortura total.
Fizeram o ctg e eu já me contorcia toda pois tinha de estar deitada e no ctg já marcava contrações de 80% de intensidade isso já de 5 em 5 min. fizeram o toque e disseram que só ainda tinha 1 dedo de dilatação e que precisava de 2 dedos para poder ser mandada para o bloco de partos (os 2 dedos são os 3cm necessários)
Por volta das 12:30h já não aguentava as dores, tinham piorado e muito, mas sempre me mantive calma e a andar no corredor, até as enfermeiras diziam que era raro estarem assim na face em que já me encontrava e que era uma mamã cheia de força.
Lá a enfermeira viu que já estava mesmo aflita e fez novo toque, e já tinha 4cm de dilatação, pediram para ir à casa de banho antes e para me deitar na maca para me levarem para baixo, quando fui para a casa de banho e me limpo sai um monte de sangue e fiquei logo com o coração nas mãos, mas a enfermeira disse logo que era normal.
Quando me deito na maca para me levarem fiquei super mal disposta e com vontade de vomitar, informei a auxiliar que me deu logo um saco para meter do meu lado, mas não saiu nada.
Era 1h quando fui levada para baixo e passado uns breves minutinhos já tinha o meu namorido do meu lado a dar a sua força.
Era 4h quando eu já não aguentava as contrações pois era já de 100% e o espaço entre elas era mínimo, vieram fazer o toque e tinha apenas os mesmos 4cm que me fizeram ir para baixo, com o desespero pedi para me darem a malvada epidural (coisa que sempre disse que não cria e que até hoje me arrependo de ter levado) como a epidural aliviou as dores (já não sentia dor nenhuma) aproveitei para descansar um bocado pois já estava acordada desde as 6h da manhã do dia 17 para me induzirem o parto.
Chegou as 5h e comecei a sentir dor novamente, vieram perguntar se estava tudo bem e informei que estava a sentir dor, foram chamar o anestesista mas não conseguiram dar a 3 dose pois o meu cateter estava bloqueado e tiveram de o tirar de urgência pois estava a perder líquido da coluna (fiquei em pânico)
Por volta das 6h veio outro anestesista pois tinha sido troca de turno e ele falou de um calmante que é administrado pela veia para acalmar as dores, não as fazia passar por completo mas aliviava e eu disse logo que sim (tinha de carregar num botão sempre que sentia a contração a vir para ser administrada uma dose para acalmar as contrações, só sei que aquilo era tão forte ou não sei o que lá era que fiquei com uma chapada que nem os olhos conseguia abrir e me fez ficar super mal disposta) até aqui tudo muito bem... Chega as 8h e eu já quase partia o botão a carregar para aquilo me acalmar as dores (mas o líquido tinha terminado e as minhas contrações já não eram graduais vinham logo em força)
Vieram fazer novo toque era por volta das 12h e já estava pronto para andar... O meu menino estava um pouco subido por isso pediram para fazer força para ele descer, eu já estafada de estar aquelas horas todas ali cheia de dores já quase nem forças tinha e cada vez que vinha uma contração eu tinha de fazer força o problema é que já o corpo lutava contra mim e não me deixava fazer nada.
Mandaram me trocar de posição e meter quase de coqueras mas deitada (aliviouuuuu imensooo) bastaram então 3 forcinhas e o meu menino já estava cá fora (mal meteu a cabeça de fora chorou que acho que se ouviu na China hehe) tiraram ele até meio e depois perguntaram se eu gostaria de tirar o resto (claro que a resposta foi sim, qual mais poderia ser) tirei ele com ajuda da parteira e foi colocado em cima da minha barriga e acalmou logo, depois perguntaram ao papá se queria cortar o cordão e ele disse que sim.
Depois levaram-no para o limpar e vestir enquanto me coziam (pois tive de ser cortada) por fora levei 5 pontos por dentro não faço a mínima mas sei que foram bem mais e a parteira não deve ter querido dizer para não me assustar hehe.
Depois torcerão o meu menino e deram para o colo do papá (todooooo babadooo que ele estava *-*) depois disso o papá saiu e eu fui levada para o corredor do bloco de partos para me darem algo para comer e depois para me lavarem e etc para me poderem levar para o quarto (e calhou bem que fui era 17h a hora das visitas) fui levada para cima e o namorido e a minha mummy foram logo a trás para verem o bebé mais lindo do mundo (todos babados que estavam hehe) a enfermeira veio ter comigo e disse que precisava de descansar muito pois tinha passado umas belas horas cansativas.
O papá e a minha mummy foram embora e eu fiquei com o meu pequeno tesouro.
Só tenho a dizer que fui super bem tratada no HGO e que não aconteceu nada do que tanto se houve falar mal do hospital.
A minha parteira era estagiaria e só tenho a dizer uma coisa 5*estrelas magnifica mesmo, fez um óptimo trabalho e tudo sozinha.
Adorei o pediatra que viu o meu príncipe e ele adorou o Ricardo, se pudesse seria ele o pediatra do Cado.
Tudo correu bem e agora já tenho o meu menino aqui um matulão que já não para quieto e que é muito mimoso, sofri muito, mas voltava a fazer tudo da mesma maneira só para ter o meu tesouro nos braços.
A mamã ama-te como daqui à lua filho :)


Sem comentários:

Enviar um comentário